Não seria ótimo ter, em um só conteúdo, tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital: como funciona cada etapa da estratégia, desde o planejamento até a mensuração dos resultados?! Com certeza, né?
O que é uma estratégia de Marketing Digital?
Uma estratégia de Marketing Digital é nada mais que um conjunto de ações de marketing no ambiente digital (mais conhecido por Internet), em diversos canais, com foco na promoção de uma empresa, sua marca e suas ofertas, para aumentar as vendas.
As ações no Marketing Digital também são capazes de proporcionar outros inúmeros resultados, dependendo sempre do objetivo da empresa, já que ele pode mudar de tempos em tempos — de acordo com diferentes necessidades:
Esse objetivo pode envolver resultados mais abstratos (mas mensuráveis), como:
- O aumento da visibilidade do negócio;
- E a conscientização do público sobre produtos ou serviços.
Como pode envolver resultados mais concretos:
- O aumento na geração de leads;
- Ou a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
De qualquer forma, a consequência disso tudo é um resultado em comum: mais vendas!
O que é preciso para trabalhar com Marketing Digital?
Definir o objetivo da empresa
Como falei, os resultados vão depender diretamente dos objetivos da empresa.
Só depois de saber onde a empresa quer chegar que você saberá quais resultados apontarão para o sucesso (ou a falha) na realização desse objetivo.
Ou seja, além de importante para tornar suas expectativas uma realidade, definir um objetivo cria pontos de referência para comemorar a vitória, ou ajustar os planos conforme eles se desenrolam.
Sem um alvo bem definido, fica fácil se distrair com as métricas de vaidade e gastar recursos nas ações que geram menos resultados (ou só prejuízo mesmo)!
Planejar as ações
Depois que você tiver clareza sobre onde quer chegar com seu negócio, é hora de definir o caminho que vai percorrer.
Nessa etapa, você criará um mapa com todo passo a passo para avaliar e definir a melhor rota entre o momento que sua empresa está, e o destino que ela quer alcançar.
Com todas as ações listadas, tudo que você terá de fazer em seguida é definir os prazos para essas ações, junto de uma breve descrição de como cada uma delas será realizada.
Além de ser um ótimo documento de consulta quando você não tiver certeza se uma ação ajuda, atrapalha, ou não faz diferença na realização do objetivo, ele serve como um manual para quem for receber alguma tarefa delegada!
Executar as estratégias
É nessa etapa que você vai pôr a mão na massa!
Tudo que você planejou, deu um prazo e descreveu no passo a passo ganha forma na execução:
- Conteúdos são produzidos;
- Campanhas começam a rodar;
- E tudo que você precisa fazer é ficar de olho para as coisas não saírem dos trilhos!
Se você pular a fase de definição do objetivo e planejamento, a execução ficará confusa, cara e com muito mais chances de dar errado do que certo — os resultados se tornarão imprevisíveis!
Por outro lado, se, como um bom marceneiro, você “medir duas vezes para cortar uma só”, a execução será fluida — tanto para você, quanto para os times envolvidos nesse processo!
Mensurar os resultados
E se, durante a execução do projeto, o resultado não sair como o imaginado?! Acredite: isso é mais comum do que parece — e faz parte do jogo!
Planejar e executar as ações não é garantia de sucesso e, por essa razão, você precisa acompanhar de perto os resultados nessa fase de mensuração.
Se você e sua equipe ficarem de olho nas respostas para cada ação executada, será bem mais fácil identificar quais estão gerando resultados positivos, quais precisam de ajustes, e quais devem ser abandonadas!
Saber se adaptar ao cenário, manter a cabeça fria e se permitir ser guiado pela análise dos dados observados vai minimizar o desperdício de verba, de energia e de tempo, acelerando o seu aprendizado.
Esse é o melhor jeito de aprender como funciona o Marketing Digital — mantenha a calma e siga em frente!
Como montar uma estratégia de Marketing Digital?
Cada empresa possui uma realidade única, um público-alvo diferente e objetivos únicos para sanar necessidades específicas!
É por isso que as ações de Marketing Digital funcionam melhor quando são personalizadas não só para cada empresa, mas para cada momento em que ela se encontra — além de para cada meta que ela quer realizar.
O Marketing Digital tem uma série de boas práticas que contribuem para resultados melhores mesmo em uma ação genérica.
Sabendo qual é o objetivo, a estratégia poderá ser composta por diferentes tipos de serviços. Abaixo, listei alguns deles:
Escolha Inbound Marketing para construir relacionamento com os potenciais clientes
O Inbound Marketing é uma metodologia dentro do Marketing Digital que funciona para atrair potenciais clientes através da produção de conteúdo (ou Marketing de Conteúdo).
Esses materiais precisam ser valiosos, respondendo dúvidas do público e humanizando sua empresa para as pessoas se identificarem de um jeito que nutra um relacionamento de reciprocidade: eu ajudo você, você compra de mim!
O Inbound Marketing cumpre a função de fazer o consumidor chegar até a empresa e entrar no funil de vendas por vontade própria — tudo porque seu negócio, também por vontade própria, dividiu com o público materiais que geram valor para o possível cliente!
Use SEO para que os clientes cheguem até você
SEO (sigla em inglês para “Otimização para Mecanismos de Busca”) é uma técnica complementar ao Inbound Marketing.
Além dos conteúdos aparecerem para quem busca por eles, eles também ganham maior relevância, expandem a visibilidade, multiplicam o tráfego orgânico, e inflam a autoridade da sua empresa!
Aplicado junto ao Marketing de Conteúdo (mas não se limitando a ele), o SEO usa palavras-chave para fazer com que seus materiais surjam na frente dos consumidores quando eles buscam por respostas na Internet!
Adicione E-mail Marketing para manter conversas
Um jeito íntimo e útil de cultivar um relacionamento com os clientes que já estão no seu funil de vendas é o envio de E-mail Marketing.
O nome diz tudo: é uma forma de conteúdo multimídia (em texto, imagem, vídeo e áudio) enviada por e-mail para todo mundo que estiver na sua lista de contatos!
E-mail Marketing tem uma vantagem acima das outras formas de comunicação, como as redes sociais, porque todas as pessoas (ou “leads”) na lista de envios receberão sua mensagem.
Tudo que você precisa fazer é bolar um bom título para o campo “Assunto”, para fazer com que, quem receber a mensagem, não hesite em abri-la!
Acrescente Redes Sociais para criar proximidade
Mas, olha, não é só porque o E-mail Marketing tem uma taxa de entrega e abertura maior que as taxas comuns das redes sociais que você deveria deixar plataformas como o Instagram, Facebook ou Pinterest de lado!
As redes sociais são campeãs de uso no Brasil: grande parte dos 90% dos brasileiros com acesso à Internet usam essas plataformas para pesquisar por dúvidas e receber notícias!
É por causa dessa proximidade com o público onde ele já está, que gerar conversas nas redes sociais estende suas oportunidades de aumentar autoridade através de entretenimento e informação.
Que pessoa não vai humanizar uma empresa que passa tanto tempo sendo “gente como a gente” nos pontos mais quentes da Internet?!
Como começar a aplicar Marketing Digital?
Existem, basicamente, duas formas de operacionalizar o Marketing Digital no seu negócio.
A primeira forma é através de equipes internas: montando uma equipe com profissionais experientes, capazes de traçar uma estratégia realista e liderarem a execução dela!
O problema dessa primeira forma é que montar uma equipe exige uma ampla verba inicial (para encontrar, contratar e manter esse time) e pode consumir mais tempo do que o esperado.
A segunda forma é a mais fácil: contratar uma agência de Marketing Digital especializada e delegar o trabalho para ela!
Trazer para sua empresa uma equipe pronta, totalmente voltada para o planejamento e execução do Marketing Digital dentro e fora da área do seu negócio (e com alguns milhões de vendas nas costas) faz toda diferença!
Os resultados aparecem mais rápido, a certeza de sucesso nas mãos de profissionais multidisciplinares é infinitamente maior, e você não precisa gerenciar (ou construir) uma equipe do zero!
FONTE: https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais