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5 motivos para usar Marketing Digital em pequenos negócios

A criação e o crescimento das redes sociais fez com que vários consumidores mudassem seu comportamento na hora de comprar produtos e adquirir serviços. Hoje em dia, antes de finalizar uma compra, a maioria dos usuários de internet pesquisam pelo produto, comparam preços e assistem recomendações de influencers em redes sociais.

Desse modo, esse novo jeito de adquirir produtos tem sido efetivo quando as empresas conseguem elaborar uma boa estratégia de Marketing Digital para atrair o público certo.

Assim, por mais que campanhas em mídias sociais tenham um ótimo custo benefício, as empresas só terão bons resultados se aplicarem as estratégias corretas no seu negócio.

Veja 5 benefícios que o Marketing Digital pode trazer para a sua empresa:

1. Fortaleça a sua presença nas redes sociais

Pequenos empreendedores precisam se dedicar ainda mais que grandes negócios quando o assunto é presença de marca através da internet. Porém, essa tarefa fica mais simples, e também econômica, com a ajuda das redes sociais.

Além de atrair potenciais clientes, fortalecer a presença da sua marca na internet também ajuda a reforçar a sua marca, independente do seu negócio ser físico ou virtual. Manter uma sinergia on-line e off-line é extremamente importante, e as redes sociais são uma “mão na roda” neste caso.

Pessoas que seguem sua página e conhecem seus produtos irão saber das novidades em primeira mão, por exemplo. Fora isso, as redes sociais são um ótimo local para manter uma relacionamento pós compra com os clientes.

Dessa forma, invista em produção de conteúdo, invista em campanhas pagas e explore mais recursos para se destacar no seu nicho de mercado.

2. Defina a sua persona

Fazer a segmentação do seu público-alvo e da sua persona é o primeiro passo antes de montar qualquer planejamento ou estratégia de Marketing Digital.

O público-alvo é composto por informações como idade, sexo, estado civil, renda familiar e formação. E a persona reúne característica mais específicas comportamentais, como hábitos, desejos e preferências. Quando agrupados, formam um perfil de cliente ideal para o negócio.

Com essas informações é possível entender as dores dos seus clientes, e com um planejamento e produto certo, resolver os problemas deles.

3. Atraia e fidelize novos clientes

Agora que você já sabe a importância de definir uma persona, é hora de iniciar o planejamento para atrair novos clientes, e o mais importante, fidelizá-los depois da compra.

Para estabelecer um vínculo com o seu cliente, é preciso utilizar uma técnica que não tem muito segredo: Marketing de Relacionamento. Se comunique com ele através de e-mails que tenham conteúdos importantes e que causem uma experiência única. Envie cupons de descontos, apresente as novidades e ofertas especiais.

Saiba que esse exercício de fidelização fará com que seus clientes falem sobra a sua marca, compartilhem com amigos, ou até mesmo nas próprias redes sociais.

4. Elabore uma estratégia de Marketing Digital efetiva

Para fortalecer a sua marca e fidelizar clientes é preciso montar um plano de marketing e elaborar uma boa estratégia.

Comece fazendo pesquisas. Além de definir o seu público-alvo e sua persona, determine ameaças, oportunidades e vantagens competitivas para o seu negócio.

Defina objetivos e estabeleça metas. Comece com o pé no chão e se desafie cada vez mais, sempre acompanhando o crescimento do seu negócio.

Invista em produção de conteúdo e escolha os canais certos para divulgá-los. Você sabe em qual rede social o seu cliente está presente? Após finalizar as suas pesquisas, será possível identificar onde você encontrará o seu público-alvo. Evite escolher várias plataformas, comece focando onde a sua persona está.

Faça anúncios. Diferente de algumas mídias off-line, anúncios pagos em redes sociais tem um ótimo custo benefício. Com a estratégia certa, você poderá atrair pessoas que estavam procurando a sua solução mas não faziam ideia da existência do seu negócio.

Por último, mas não menos importante, avalie os seus resultados. Depois de definir as suas metas e executar seu planejamento, é extremamente necessário checar o seu desempenho. No começo, os resultados podem parecer vagos, mas depois de alguns meses, você poderá comparar com resultados de meses anteriores e reavaliar sempre sua estratégia.

5. Esteja sempre atualizado sobre Marketing Digital

Sabemos que tudo muda o tempo todo na era da internet, e com o Marketing Digital não seria diferente. Diariamente somos “bombardeados” com notícias sobre mudanças nas redes sociais, novas tendências e ferramentas

Tente sempre pesquisar acerca de novas tendências, busque referências em outras marcas de sucesso e pode parecer clichê, mas é preciso estar antenado e investir em cursos sobre o assunto para conseguir competir dentro do seu nicho.

Por exemplo, o Sebrae Minas, em parceria com a FRST Falconi, do Grupo Falconi de consultorias, lançou o curso Conectivar Marketing Digital. Uma trilha 100% digital destinada para micro, pequenos empreendedores e empresas. No curso, serão abordados os pontos essenciais de marketing digital, como desenvolvimento da estratégia, posicionamento e atração da audiência.

fonte: www.algartelecomfacilita.com.br

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