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Você conhece Natural Marketing?

Se você se pergunta como fazer sua marca ser desejada pelo mercado, esse artigo é para você! Natural Marketing é a estratégia capaz de estabelecer um relacionamento de lealdade entre empresas e o seu público. 

Por isso, posso afirmar que essa é a maior evolução brand to people no marketing digital. Um novo jeito de se comunicar e de se relacionar com os clientes de uma forma que faz muito mais sentido para as pessoas. 

Que se faz necessário pela competição de mercado que não se limita apenas aos concorrentes de uma marca. Ela se estende entre diferentes mercados para a disputa pela atenção do mesmo perfil de clientes. Para vencer essa briga, o primeiro passo é gerar valor e inspirar as pessoas a iniciar uma jornada de transformação. 

É hora de rever sua estratégia

Natural Marketing é o caminho estratégico que criamos para colocar a sua marca no coração das pessoas. 💚

Segundo uma pesquisa da Meaningful Brands, os consumidores em geral não se importariam se 77% das marcas utilizadas por eles desaparecessem. Isso significa que as pessoas não se conectam com a grande maioria das marcas que passam por suas vidas.

Será que seus clientes sentiriam falta do seu negócio se ele desaparecesse?

Esse questionamento é triste e desafiador. Ele põe em evidência que a conveniência é um dos fatores mais influentes na tomada de decisão dos consumidores, demonstrando que outros diferenciais não estão sendo notados.

Eles existem, mas sem um projeto de comunicação que os coloca em evidência, não importa o quanto você invista em publicidade, mídias de massa, mídias digitais e promoções. Nessa competição, todos os concorrentes perdem, pois espremem as suas margens de lucro e gastam mais para vender, por menos. 

Marketing é sobre pessoas e sobre o seu comportamento, Se elas estão usando os meios digitais para se educarem, se divertirem e para a sua conveniência, ignorá-las em uma estratégia de marketing já é considerada uma negação da realidade. Investir em marketing digital é essencial para a manutenção dos negócios, mas o desafio deixou de ser utilizá-lo, mas sim fazer da sua marca notada, relevante, admirada e desejada…

O que realmente não funciona mais é ter uma comunicação exclusivamente comercial através desse canal. Consumidores não aguentam mais anúncios rasos e empresas que não se importam!

E aí está o primeiro segredo do Natural Marketing: se importar. A estratégia, que gera clientes leais, vai muito além da venda. Ela posiciona a empresa como uma geradora de valor para seu público. A marca passa a ser relevante a todo tempo e não só quando há uma transação financeira.

Como surgiu o Natural Marketing

Na maior parte do tempo, as pessoas se sentem incomodadas com anúncios. O uso de aplicativos de bloqueio de publicidade na internet está crescendo com muita rapidez nos últimos anos. Isso porque os anúncios, em geral, não estão pensando em gerar valor para seu potencial cliente.

As ferramentas digitais, entre elas as redes sociais, que ainda possuem um alto potencial de enriquecimento de negócios, acabam se tornando cada dia mais caras e com menor retorno para quem atua com anúncios pouco estratégicos. Essa redução de resultados positivos foi percebida por mim e pela minha equipe ao longo de mais de 10 anos trabalhando com marketing digital.

Em muitas agências as soluções propostas aos clientes, muitas vezes, são desenvolvidas com um potencial aquém daquilo que poderiam, por causa da falta de empatia para entender o que os clientes estavam buscando.

Ao invés de se perguntar qual é o problema que resolveremos para esse cliente através desse site? Se pensa em:

  1. O cliente comprou;
  2. O cliente ainda não tem um site.

Quando isso acontece não existe um real problema a ser resolvido. E a consequência era que um site, uma ferramenta poderosa de transformação para uma empresa, acabava sendo entregue como apenas mais uma simples peça.

A verdade é que nem sempre os clientes sabem com clareza a real intenção por trás da compra de um site novo. Porém, eles sempre estão buscando algum tipo de solução para uma necessidade. Não saber disso, além de frustrar o cliente pode prejudicar a empresa dele.

A pirâmide do crescimento

Analisando um nicho de mercado e seus vários players para mensurar o que fazia a diferença entre os que se destacavam em posições de liderança e os que eram apenas mais uma opção para o público. Foi identificado que líderes de mercado têm uma base firme para o seu crescimento, um diferencial que os demais não têm. Você consegue imaginar o que é?

É a Pirâmide do Crescimento: 

Pirâmide do crescimento - Orgânica Digital

Dica: Conheça a Pirâmide do Crescimento

Se importar, importa!

Há um fator de maior impacto positivo nos negócios, um que ficou muito em evidência em toda essa análise. Foi encontrado um padrão entre as empresas que cresciam muito mais que as outras, independente de seu tamanho ou tempo no mercado.

Essas empresas que se destacavam eram carregadas positivamente por um propósito de melhorar o mundo! Propósitos tão autênticos que as posicionavam em destaque dentro do nicho de atuação.

Essas empresas entenderam que a transformação acontece de pessoa em pessoa. E para que suas marcas chegassem ao coração de seus clientes, elas deveriam respeitar e conquistar cada uma individualmente.  

E é aí que ficou claro que o jeito de fazer dentro das empresas fazia a diferença fora delas. As pessoas que fazem parte do negócio são parte responsável por carregar seus valores positivos, sua visão de mundo, o que deixa de ser algo interno e se transforma em um manifesto da marca. 

O impacto positivo gerado por empresas que atuam dessa forma constrói uma legião de fãs. E esses, por sua vez, passam a também gerar valor para a marca e atuar na captação de mais pessoas dispostas a ouvir o que a empresa tem a dizer. A razão de fazer o que fazem é o que cria o elo entre empresa e comunidade. 

Assim, clientes deixam de ser apenas clientes e se tornam pessoas que vão se importar se a sua marca deixar de existir. Ao reconhecer o valor que a sua empresa tem, o preço também passa a ser secundário. Essas pessoas valorizam a existência da sua empresa!

Quais são as etapas do Natural Marketing?

São nove etapas que constitutem essa metodologia e fazem com que a identidade da sua marca esteja completa:

1. Alma:

Alma do Marketing

Nessa etapa você precisará encontrar a essência da sua empresa, a alma que ela possui como um organismo vivo. Para isso você precisará responder perguntas como: 

  • Qual a alma da sua empresa? 
  • Quem representa ela? 
  • Como ela quer ser conhecida
  • Qual a visão de mundo que a sua empresa tem? 
  • Qual a grande ideia que ela possui? 
  • Qual história você contará para encantar os seus clientes?

Responder essas perguntas fará com que o propósito e a essência da sua empresa fiquem claros e visíveis ao público.

2. Corpo

Corpo do Marketing

Essa etapa dá cara a oferta da sua empresa, a proposta de valor perfeita para o público que você quer atender. Para completar ele você precisa entender:

  • O mundo de quem você quer mudar?
  • Por que você quer mudar o mundo dessas pessoas?
  • O que você vai fazer para isso acontecer?
  • Onde estão as pessoas das quais você vai mudar o mundo?
  • Quem são elas?

Assim que essas perguntas forem respondidas e essa etapa for definida, vamos estar começando a dar forma ao marketing estratégico da nossa empresa. Com ele, chegaremos na terceira etapa.

3. Roupa

Roupa do Marketing

Para encontrar a roupa da sua empresa, você precisa responder as seguintes questões:

  • Como sua empresa quer ser vista
  • Como ela irá se apresentar?
  • Qual a identidade que revela o conceito como a marca deve ser entendida?

4. Atitude

Atitude do Marketing

Aqui, avançando mais uma etapa e respondemos as seguintes questões para definir a atitude que teremos: 

  • O que você faz
  • Por que faz?
  • Como você vai contar isso para conquistar as pessoas? 
  • Qual é o temperamento e a voz da sua empresa?
  • Quais assuntos são interessantes para o seu público?
  • O que o seu público pensa sobre esses assuntos?
  • Quais causas sua empresa defende? Por que?
  • Sua empresa é contra o quê?
  • Como você se posiciona sobre os assuntos do mundo? Como se insere neles?

5. Onde frequenta

Canais do Marketing

Essa etapa se refere aos canais onde você vai encontrar seu público, sejam eles digitais ou não. Para concluir ela você deve responder as seguintes questões:

  • Em quais canais sua empresa vai encontrar o cliente ideal?
  • Com qual frequência ela precisa visitar esses canais?
  • Como sua empresa vai se aproximar de quem precisa dela?

6. Se apresentar

Comunicação do Marketing

Agora que você chegou nos canais certos precisa se apresentar ao seu público.

  • Como você fará isso? 
  • Quais são as histórias que você vai contar para eles que farão eles se conectar com a sua marca
  • Como você fará para conhecer seu público e gerar um elo com ele? 
  • O que irá dizer para se tornar relevante
  • Qual o esforço fará para conquistar a confiança deles? 
  • Sua empresa tem o que é necessário?

7. Encantar

Relacionamento do Marketing

Essa etapa tem a missão de aquecer o relacionamento que você criou com as pessoas para as quais se apresentou. Como você vai fazer para transformar essas pessoas que conheceu em amigos?

  • Quais hábitos, rotinas e histórias precisaremos ter para manter a relação criada?
  • Como vamos nos manter relevantes por um bom tempo?

8. Conquistar

Esse item se refere ao próximo passo de uma relação com os amigos que você gerou na etapa anterior. Como você vai fazer com que a sua promessa, sua proposta faça com que esses amigos conquistados se tornem clientes?

  • Qual a promessa que sua empresa vai fazer para essas pessoas?
  • Qual a proposta que traduz essa promessa?

9. Mudar seu mundo

Transformação do Marketing

Agora chegou a hora de concretizar tudo o que você fez até aqui. Para isso, você precisa responder as seguintes perguntas:

  • Como sua empresa vai cumprir as promessas?
  • Como ela vai transformar a entrega da promessa em um momento único?
  • Como tudo isso se tornará uma experiência inesquecível?

Conclusão

A soma de todas essas etapas completas trará a identidade da sua empresa, mostrará o que você é e o que você tem a dizer para o mundo e isso, naturalmente, vende. 

Se você busca vender mais com uma estratégia que soma conteúdo relevante com tecnologia que faz com que os seus clientes desejem cada vez mais a sua marca, o Natural Marketing é a estratégia certa! 

FONTE: https://www.organicadigital.com/blog/o-que-e-natural-marketing/

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