Sem categoria

Tendências de Branding para 2021

O que é branding?

Branding é a estratégia de posicionamento de uma marca no mercado. É um conjunto de ações que busca transmitir a identidade da marca, seus valores e propósitos, com o objetivo de criar conexões com o público-alvo e tornar a marca mais desejável para os clientes.

O posicionamento de branding é fundamental para definir a força de mercado que a marca possui.

As tendências de mercado do branding evoluem e acompanham a movimentação do público e do cenário. Assim, é preciso estar sempre atento quanto ao desenvolvimento de branding, pois o mercado é volátil e está sempre em transformação.

Atentar-se às novas estratégias e tendências de branding utilizadas pelo mercado é a solução para manter a marca atualizada e relevante para seu público.

Principais tendências de branding para 2021

Quando falamos sobre tendências de mercado para o ano de 2021, não podemos ignorar os efeitos da pandemia do novo coronavírus. O enfrentamento dessa doença e suas consequências afetaram todas as áreas do mercado, e o branding não fica de fora.

As mudanças causadas em razão das adaptações da sociedade ao “novo normal” atingiram hábitos de consumo e socialização, processos produtivos e gestão estratégica de empresas.

Sociedade civil e instituições privadas tiveram de promover adaptações, cortes no orçamento e redirecionamentos para sobreviver a essa pandemia.

Previsões de mercado de acordo com essas mudanças foram realizadas por estudos focados no comportamento dos consumidores. Essas previsões e alterações comportamentais ditam as principais tendências de branding para 2021.

Um estudo desenvolvido pela Delloite, empresa de serviços com sede em Nova York, aponta as tendências para 2021. O estudo contou com pesquisas com consumidores e empresários para traçar um mapa que aponta e direciona as marcas para as principais tendências de branding para 2021.

Confira a seguir as tendências de branding para 2021, alinhe suas estratégias e torne-se relevante para o seu público-alvo:

Propósito

Na pandemia do novo coronavírus, veio à tona a discussão sobre quais são os produtos e serviços essenciais à sociedade. Com isso, os consumidores precisam sentir que fomentam negócios essenciais e que possuem um propósito bem definido.

É preciso transmitir o propósito da marca perante a atual crise. Os consumidores esperam sentir que, de alguma forma, as marcas que consomem ajudam a sociedade e possuem um propósito no enfrentamento da pandemia.

Se a empresa atender às necessidades definidas como essenciais, é preciso explorar esse ponto. Se não, é preciso transmitir ao consumidor o sentido essencial ao qual o negócio está ligado, quais cadeias de suprimento ele integra, quantas famílias dependem dele e a que ponto seu serviço é fundamental na vida das pessoas.

Nesse momento, é fundamental se alinhar às causas de responsabilidade social e fortalecer também a equipe interna. Uma equipe que conhece seu propósito transmite maior segurança em seus valores aos clientes e consumidores

Agilidade

A agilidade é uma necessidade em nossas vidas modernas que atingiu maiores escalas no cenário atual.

A pandemia do coronavírus promoveu uma enorme aceleração da transição de empresas e consumidores para o meio digital.

Números previstos para serem atingidos em alguns anos, alcançaram enormes escalas em razão da necessidade de isolamento social. Empresas e consumidores tiveram que adaptar suas vidas e rotinas ao meio digital.

Com isso, hábitos como consumo online, home office, delivery, reuniões, pagamento de contas, resolução de problemas e encontros, deixaram de ser uma escolha e passaram a ser uma necessidade, quebrando muitas barreiras para fatias do mercado que ainda ofereciam certa resistência ou dificuldades com o meio digital.

Para suprir essas necessidades, empresas que demonstram agilidade no suprimento de demandas de seu consumidor despontam à frente. É de suma importância que as marcas estejam atentas e bem qualificadas para responder prontamente às necessidades digitais de seus clientes.

A agilidade é um fator fundamental para ser transmitido no branding de uma marca e é uma grande oportunidade, pois pode atrair e fidelizar clientes, sobretudo neste momento em que todos precisam de auxílio para adaptar-se aos meios digitais.

Experiência humana

Visto o atual cenário de enfrentamento da pandemia e as dificuldades enfrentadas por todos, é urgente que as marcas transmitam experiências humanas, especialmente para suprir a carência gerada pelas interações virtuais.

A marca precisa transmitir o sentido de serviço à sociedade, além de suporte e afeto.

Confiança

Com o consumo digital, os consumidores e clientes precisam sentir confiança nas marcas, ter a garantia de que seus produtos serão entregues e seus serviços serão prestados com qualidade e suporte.

Para gerar confiança, as marcas devem alinhar suas promessas e suas entregas, de forma a sempre surpreender seu consumidor com sua competência e qualidade.

Também é interessante promover posturas de apoio e suporte à crise, como manter valores de itens essenciais e comunicar esses esforços ao público. Nesse momento, o apoio é fundamental para gerar confiança nos consumidores e clientes.

Participação

A necessidade de se gerar engajamento para a marca não é novidade. Porém, em 2021, as marcas devem buscar a participação de seus clientes e consumidores em outro nível.

Em 2021, as marcas buscarão desenvolver uma relação ainda mais próxima de seus consumidores, tendo-os como embaixadores, microinfluenciadores, colaboradores e inovadores da marca.

Talento

Diante de tantas mudanças, as empresas precisam garantir que suas equipes estejam treinadas e capacitadas para acompanhar essas transformações e atender às expectativas dos clientes.

É preciso investir na capacitação e adaptação dos talentos da marca para que sua estratégia seja bem desenvolvida e seus clientes sejam bem atendidos.

Uma equipe bem treinada e capacitada é fundamental para melhorar a experiência do cliente e valorizar a imagem da marca.

Então, você está pronto(a) para manter sua marca relevante e atrativa para o mercado seguindo essas principais tendências de branding para 2021?

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

E lembre-se, será sempre melhor ter o auxílio de profissionais da área. Leia mais em: https://unimarca.com.br/saiba-4-motivos-para-contratar-uma-agencia-de-publicidade-para-a-sua-empresa/

Mais detalhes sobre as tendências de marketing para 2021 no relatório completo da Deloitte clicando aqui.

FONTE: publi.com.br/principais-tendencias-de-branding-para-2021

Atendimento via WhatsApp!