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Como usar hashtag no Instagram? Dicas práticas!

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O uso de hashtags no Instagram definitivamente não é algo novo, mas será que você está usando hashtags da maneira correta?
Se bem utilizadas, as hashtags tem um potencial muito grande de aumentar a visibilidade de suas publicações, potencializando ainda mais os resultados.
Mas para isso você precisa de planejamento e entendimento sobre como funciona o universo das hashtags. Neste post, você aprenderá mais sobre o que é hashtag, vantagens em utilizá-las e dicas profissionais sobre como usar hashtag no Instagram.
Segue a leitura até o final para ser um expert em hashtags!
O que é hashtag?
Começando pelo conceito básico, afinal, o que é uma hashtag?
Hashtag consiste em uma forma de categorizar conteúdos referentes a um mesmo tópico.
Elas servem como tags que contextualizam seus conteúdos publicados no Instagram para o usuário.
Se você visitar o campo de busca do Instagram pelo celular, por exemplo,verá uma aba de “tags” onde poderá pesquisar por qualquer tópico desejado.
Ao fazer a pesquisa por hashtags todos os conteúdos que usaram a hashtag aparecem em um feed especial para você.
E como usar?
É aí que entra o famoso símbolo da hashtag #!
Sempre que for usar uma hashtag no Instagram você deve utilizar o caracter “#” e escrever uma frase corrida, sem espaços ou acentos.
É importante escrever frases curtas, para que não fique uma hashtag muito longa e difícil de ser utilizada em outros conteúdos do mesmo tópico.
Por que usar hashtags no Instagram?
As hashtags no Instagram fazem com que outras pessoas que não te seguem encontrem seus posts.
Além de atrair seguidores, ajudam a ampliar a visibilidade do conteúdo e atraem pessoas que estão interessadas no seu tema, ou seja, seu público-alvo.
Os usuários têm a opção de seguir hashtags, o que pode aumentar significativamente o engajamento com posts que usam as hashtags certas, conseguindo quase que “seguidores indiretos” para certos tipos de conteúdo.
Hashtags também podem ser usadas na construção de campanhas ou estarem associadas à um determinado assunto, como a cobertura do #Oscar, por exemplo.
O uso da # em um post faz com que o buscador da rede social entenda que aquele conteúdo se refere à determinado assunto, acontecimento, campanha ou debate e permite que o post marcado seja entregue para todos os que buscarem pela hashtag.
Além disso, temos o explorar do Instagram, um local presente na busca da rede muito utilizado para quem deseja explorar conteúdos novos e que tenham afinidade com seu perfil.
No explorar são exibidas sugestões de conteúdos baseados em hashtags que tenham relação com o perfil do usuário, sendo uma ótima oportunidade para conseguir ainda mais visibilidade com suas publicações.
Dicas de como usar hashtag no Instagram
Saber como usar hashtags no Instagram é muito importante para a sua estratégia.
Apesar de existirem uma série de tratados sobre o assunto na Internet, muitos profissionais ainda cometem erros básicos como escolher hashtags erradas, aleatórias, exagerar quantidade, entre outros.
Para que você não erre a mão na hora de aplicar hashtags em seus posts, se liga nas dicas!
1 – Não polua sua legenda com #’s
O que queremos dizer com “não poluir a legenda”? Há dois pontos principais:

Não #Separe #Frases!

Se o seu tema é feito de uma frase, não use uma # para separar as palavras.
Se você dizer isso, além de deixar o visual poluído e dificultar a leitura, o termo perde o sentido e inviabiliza que seu público te encontre.
Um exemplo: #redessociais é uma coisa; #redes pode ser vinculada a algum assunto da área de TI, por exemplo, e #sociais pode ter relação apenas com Ciências Sociais.
Para resolver o problema da leitura, você pode usar letras maiúsculas e minúsculas. #BemAssimÓ.
2 – Tenha coerência
Uma das principais dicas sobre como usar hashtag no Instagram é buscar pelos temas que tenham relação com a marca e o post que está sendo veiculado.
Não adianta você inserir uma das hashtags mais usadas no Instagram se o tema delas não encaixa com seu conteúdo.
Pense bem: se o seu post é sobre Programação Front End e você usa #Love, qual a chance de um programador buscar por #Love para encontrar um conteúdo sobre códigos e tendências da área?
Percebeu como não faz sentido?
Dessa forma, ao invés de promover seu trabalho de forma eficiente e positiva, você atrai o público errado.
É claro que você pode também buscar pelas hashtags populares (que têm, aproximadamente, entre 500 mil e um milhão de publicações). Mas, elas precisam, ainda assim, ter relação com o assunto tratado naquele post.
Porém, lembre-se de não exagerar nas hashtags! O conteúdo fica visualmente feio e ainda pode atrair o público errado.
3 – Use o buscador do Instagram
Antes de começar a lotar seu post com as # que você acha que são ideais para o tema do conteúdo, faça uma busca simples no Instagram, na lupa do aplicativo ou no site.
Coloque-se no lugar do seu público e busque pelo tema normalmente. Irá aparecer diversas hashtags relacionadas com a palavra que pesquisou.
Veja se os termos batem com as # que você havia pensado e se os resultados são bons. Se sim, boa! Se não, basta se adequar.
4 – Use ferramentas para ideias de hashtags
Há algumas ferramentas que podem ajudar na hora que você ficar sem ideia do que colocar como # no post.
O Hashtag Generator é uma delas. Ao procurar uma palavra-chave específica, ele te dá várias outras opções de hashtags similares e relacionadas com o termo.
Além disso, Leetags é um aplicativo muito útil para a geração de hashtags otimizadas em seu Instagram.
Também temos Display Purposes, uma ferramenta ótima para encontrar ideias de hashtags e obter insights sobre seu perfil na rede.
Junte esses recursos com a própria busca do Instagram e melhore ainda mais sua estratégia!
5 – Crie sua própria hashtag
Você se lembra de que uma das funções das hashtags é organizar e catalogar conteúdo? Pois bem!
Trate de criar a hashtag da sua marca ou editoria, e comece a espalhar por todas as suas redes sociais.
Assim, você incentiva seu público a procurar por você de forma mais direta.
Além disso, você pode lançar uma campanha com uma # para viralizar. Ou pedir para seus seguidores tirarem uma foto e postarem com a hashtag.
Um exemplo disso foi a hashtag: #boravender divulgada em um evento sediado pela Vtex para aumentar o engajamento e visibilidade do evento da marca.
6 – Cuidado com as hashtags genéricas
Um dos erros na hora de usar hashtag no Instagram é escolher termos muito genéricos para # do post.
Mesmo que seja uma # bastante popular, você pode correr o risco de atrair apenas likes desqualificados para sua postagem ou até mesmo seguidores com contas falsas.
O que não é o seu objetivo, certo? Afinal, você quer atrair seguidores engajados e que tenham tudo a ver com a marca!
7 – Olhe o que a concorrência está usando
Não copie! Mas o estudo de concorrência é fundamental em uma estratégia de marketing.
O uso das hashtags faz parte disso! Então, não deixe de conferir também o que os concorrentes estão fazendo e o que está dando resultado.
8 – Use hashtag na sua bio
Ao criar uma hashtag na bio do Instagram, você consegue contextualizar seu perfil inteiro na rede social, aumentando a assertividade de sua atuação.
As hashtags da bio precisam ser mais estratégias e relacionadas ao ramo de atuação da marcal, porém não precisam ser muito específicas, essas você pode deixar para as publicações!
FONTE: https://www.mlabs.com.br/blog/como-usar-hashtag-no-instagram/

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