Quando falamos sobre o que é marketing, apresentamos os 4 Ps que, segundo Philip Kotler, definem o marketing: Produto; Preço; Praça; Promoção.
É o famoso “Mix de Marketing”.
Os 8 Ps do marketing digital
Agora, quando o assunto é marketing digital, existem não apenas 4, mas 8 Ps que, não apenas definem esse tipo de marketing, como ajudam a entender como ele funciona:
- Pesquisa: antes, durante e depois de colocar um projeto digital no ar, é preciso pesquisar não apenas onde estão as oportunidades, mas também a forma como eles estão funcionando (e em tempo real, através de ferramentas como o Google Analytics);
- Planejamento: encontrou o melhor ambiente para seguir com sua ação digital? Então, é hora de planejar como atuar por ali e saber como agir no caso de algum imprevisto;
- Produção: seja uma ação de e-mail marketing ou uma estratégia de conteúdo, o fato é que precisamos da parte de produção para fazer o marketing digital funcionar;
- Publicação: material produzido? Então, é hora de colocar no ar;
- Promoção: pode ser por meio de anúncios no Google, nas redes sociais ou apenas a publicação na sua fan page do Facebook ou nos blogs parceiros. O que interessa aqui é promover aquele seu projeto ou conteúdo;
- Propagação: ocorre quando você faz a rede movimentar a seu favor, compartilhando o seu material na web;
- Personalização: aqui você segmenta o público-alvo, automatiza e consegue até mesmo personalizar as mensagens (como os e-mails) para falar diretamente com cada usuário;
- Precisão: sabe o Google Analytics lá do primeiro P? Pois bem, ele é uma das ferramentas que podemos usar para mensurar os dados de toda a ação online para acertá-la, a fim de aprimorar seus resultados.
Pronto, agora que você já sabe como o marketing digital funciona, que tal dar uma olhadinha também nas principais diferenças que existem entre ele e o marketing offline?
As diferenças do marketing online para o offline
Mesmo com aplicativos como Instragram, Facebook e YouTube fazendo muito sucesso, muita gente ainda tem dúvidas a respeito do potencial do marketing digital.
Principalmente em comparação com aquele praticado em meios analógicos, como os anúncios de rádio, de TV e publicações impressas.
Esse tipo de comparação, porém, não faz muito sentido. Por ser ligado à web, o marketing digital traz várias características que os meios tradicionais não têm.
Veja algumas delas:
Custo
No marketing digital, você não precisa pagar por impressão, transporte de material e os custos com distribuição são bem menores que nos meios tradicionais — isso sem falar das centenas de ferramentas gratuitas de análise de resultados que existem na internet!
Direcionamento da mensagem
Pagou para anunciar na TV ou no rádio?
Ótimo!
Mas você sabe se aquele anúncio passou apenas para quem tem de 18 a 24 anos?
Ah, e a intenção era falar apenas com o público feminino?
Mesmo com anúncios em programas e horários destinados a esse público, você sabe que segmentar nesses meios fica um pouco mais complicado, certo?
Exceto no marketing digital!
Nele é possível definir exatamente para quem você irá direcionar sua campanha. Dá até para focar em microrregiões, como em uma determinada área de uma cidade.
Velocidade
As análises de resultados online podem ser feitas em tempo real.
A veiculação nas redes sociais ou nos mecanismos de buscas é feita assim que você aprova a campanha.
Terminou de produzir e editar um post?
Então é só clicar em “publicar”.
Na internet, tudo é feito de uma forma muito mais rápida do que nos meios tradicionais.
Desde a produção até a mensuração de resultados. Viu só quais são as diferenças entre esses dois tipos de marketing?
Então agora, para fechar, que tal dar uma olhada nos benefícios do marketing digital?
Benefícios do marketing digital
Custo-benefício
Já tratamos um pouco disso durante o texto, mas vale a pena repetir: trabalhar com marketing digital costuma sair bem mais em conta do que investir no marketing tradicional.
Alcance
Sua instituição de ensino está em Belo Horizonte mas você quer alcançar o público de São Paulo?
Trabalha no Brasil, mas atende no Chile?
Com o marketing digital, essas barreiras geográficas praticamente não existem: basta colocar seu material online e direcionar as ações para o público que você deseja.
Análise de dados
Enquanto nos meios tradicionais você precisa ter um outro trabalho (bastante caro e demorado) de pesquisa, na web é possível acompanhar tudo em tempo real, com muitas informações e sem precisar pagar a mais por isso.
Complementando, não posso deixar de falar sobre o inbound marketing: uma vertente do marketing digital e uma metodologia muito eficiente para potencializar os resultados da sua empresa na internet.
O inbound marketing
O inbound busca educar o público-alvo, para que ele veja na empresa uma referência no seu mercado e, assim, prefira consumir os seus produtos e serviços no momento da compra.
Dentre as várias ferramentas utilizadas por essa metodologia, algumas se destacam:
E-mail marketing
O e-mail marketing é a utilização dos correios eletrônicos como meio de comunicação entre a empresa e seu público.
No âmbito do inbound, essa ferramenta busca, primeiramente, o interesse e a ação do cliente em receber o conteúdo da empresa em sua caixa de entrada.
Só depois esse potencial consumidor será notificado sobre os novos conteúdos e oportunidades da instituição pelas mensagens eletrônicas.
Blogs
Os blogs estão se tornando um poderoso canal de informação e comunicação entre diversos tipos de pessoas e instituições com seus públicos.
Com seu nascimento, há mais de uma década, o uso profissional dessa plataforma pelas empresas só começou há pouco tempo com a consolidação de uma das principais subdivisões do marketing digital: o marketing de conteúdo.
Essa nova forma de se fazer marketing usa principalmente os blogs para estabelecer essa comunicação com o público, por meio do princípio do discurso de autoridade para educar.
Redes sociais
Outra ferramenta poderosa que vem sendo usada por várias ramificações do marketing, e que também é a queridinha do inbound e do marketing de relacionamento.
Nas redes sociais, as instituições de ensino conseguem utilizar em plenitude todas as capacidades do inbound para se relacionar com os clientes e potenciais consumidores.
Canais como o Facebook, Twitter e Instagram vêm sendo usados amplamente para promover o encontro das IES com seus públicos.
SEO (Search Engine Optimization)
Essa é umas das principais armas do marketing digital para trabalhar outro importante elemento do ambiente digital: os sites de busca.
O SEO procura otimizar o conteúdo de um site ou blog para que ele seja mais notório para as ferramentas de ranqueamento dos sites de busca, principalmente, é claro, o Google.
Por meio do SEO, as instituições de ensino conseguem melhorar sua forma de comunicação na internet.
Assim, sua programação de suas páginas se torna mais atualizada, os conteúdos mais relevantes e palavras-chave mais interessantes para o seu público e para os sites de pesquisa.
Assim, um artigo da sua IES pode o primeiro no resultado das buscas para uma determinada palavra ou expressão!
Adwords
Outra forma que pode favorecer o ranqueamento de sites no Google e outros mecanismos de busca é o Adwords.
Essa ferramenta é promovida pelos próprios sites de busca e redes sociais para rentabilizar seu negócio e, em contrapartida, dar mais destaque às instituições e empresas anunciantes.
No Adwords, esses sites promovem um verdadeiro leilão das palavras buscadas pelos usuários das redes. A empresa que pagar mais terá preferência de visualização para aquela determinada busca.
FONTE: https://5seleto.com.br/o-que-e-marketing-digital/