O Instagram Insights é um raio-X completo do seu negócio no Instagram, repleto de estatísticas e ideias para alcançar o sucesso.
A ferramenta mostra tudo o que você precisa saber sobre interações, audiência e perfil do público, com dados confiáveis e métricas sob medida.
E o melhor: você nem precisa sair do aplicativo para acessar esse analytics poderoso.
Se você ainda não explorou o potencial dos insights, este guia vai mudar sua relação com o Instagram.
Para 80% das empresas, a taxa de engajamento é a métrica mais importante do Instagram, segundo o relatório Instagram Engagement Report 2019, realizado pela HubSpot.
O que é o Instagram Insights?
Instagram Insights, ou Instagram Informações, é uma ferramenta de análise de dados que oferece informações valiosas sobre impressões, alcance, cliques e outras métricas da conta.
O recurso está disponível dentro do próprio Instagram, para contas comerciais, e pode ser usado para conhecer melhor os seguidores e aprimorar o conteúdo.
Quando se trata de mídias sociais, é fundamental contar com ferramentas de web analytics para acompanhar as estatísticas, compreender o comportamento da audiência e medir o sucesso da sua estratégia.
No Instagram para Empresas, especialmente, é necessário monitorar os níveis de engajamento do público, alcance das publicações e desempenho dos conteúdos.
Para ajudar nessa tarefa, a plataforma disponibilizou seu próprio Instagram Analytics, ou Instagram Insights, que pode ser facilmente acessado e interpretado.
Assim, você tem uma visão geral da conta e dos resultados – e pode evoluir cada vez mais para entregar conteúdo de qualidade e atrair muitos seguidores.
O que é necessário para usar o Instagram Insights?
Para usar o Instagram Insights, você só precisa ter uma conta comercial na rede social.
Se o seu perfil ainda é pessoal, basta realizar a conversão para uma conta empresarial para ter acesso a todos os recursos destinados aos negócios.
Veja como é simples:
- Acesse a opção Configurações do seu perfil
- Toque em Conta
- Toque em Mudar para conta comercial
- Se puder, associe sua conta à página do Facebook do seu negócio, para integrar todos os recursos e ter uma experiência completa
- Adicione os detalhes da sua nova conta, como categoria do negócio e informações de contato
- Toque em Concluído e aproveite seu perfil profissional.
Assim que você realizar a conversão, terá acesso imediato ao Instagram Insights.
Mas a ferramenta só analisa os dados gerados após a conversão.
Por isso, você terá que esperar alguns dias para ver suas informações atualizadas nos painéis disponíveis.
Os 4 benefícios de usar o Instagram Insights
O Instagram Insights traz vários benefícios para os negócios, pois mostra exatamente como está sendo a repercussão da conta e quais pontos podem ser melhorados.
Veja algumas vantagens exclusivas da ferramenta.
1. Conhecer melhor os seus seguidores
Conhecer seu público é sempre o primeiro passo para elaborar qualquer estratégia de marketing e gerar valor para quem interessa.
Com o Instagram Insights, você terá a chance de analisar o comportamento dos seus seguidores na rede social e traçar o perfil do seu público-alvo.
A ferramenta oferece alguns dados demográficos essenciais como gênero, faixa etária e localização, que já são suficientes para adequar o conteúdo à realidade dos seguidores.
2. Saber qual é o alcance dos seus posts
Se um dos seus objetivos é alcançar mais pessoas e aumentar o brand awareness, o Instagram Insights revela como anda o alcance das suas publicações.
Assim, você saberá até onde estão chegando seus posts e quais conteúdos vão mais longe.
Essa métrica também é útil para entender em quais horários as postagens são mais eficazes, além de permitir a comparação com os momentos de maior atividade dos seguidores.
3. Entender o comportamento da sua audiência
Seus seguidores gostam mais de fotos ou vídeos? Preferem ler frases? Respondem às perguntas nos comentários?
Essas são dúvidas comuns ao planejar publicações, e podem ser solucionadas com os dados do Instagram Informações.
Com a ferramenta, você saberá quais posts são mais curtidos, comentados e salvos, além de medir o engajamento dos usuários com cada tipo de conteúdo.
4. Verificar como estão reagindo aos stories
O Instagram Stories é um dos recursos de maior sucesso do Instagram, que deixa sua marca muito mais próxima dos seguidores com atualizações rápidas e pontuais.
Para saber se seus seguidores estão assistindo às suas histórias, basta checar o Instagram Insights e conferir as métricas desses conteúdos.
Desse modo, você poderá medir a efetividade do Stories e descobrir como aproveitá-lo ao máximo.
5. Analisar o alcance dos Reels
Outro ponto positivo do Instagram Insights, é poder analisar como as pessoas estão interagindo com seus vídeos do Reels.
O Reels chegou como uma alternativa de conteúdo e tenta ganhar espaço frente a outras redes sociais, como por exemplo o Tik Tok.
Vale a pena considerar que o intuito do Reels é atingir um público que não te conhece ainda, ou seja, pessoas que ainda não te seguem no Instagram,por isso você deve produzir conteúdo que seja mais topo de funil.
O que é exibido nos insights do Instagram
O termo insights não é usado pelo Instagram por acaso.
A razão para isso é chamar a atenção para o principal objetivo ao consultar regularmente as métricas da rede social.
Repare que os insights em si não geram soluções e nem são respostas definitivas.
Eles são como pistas, sugerindo que algo pode funcionar ou não, dependendo da performance de uma página.
Um exemplo simples disso seria o aumento no número de visitas ao perfil depois de publicar um conteúdo de humor.
O insight extraído disso é que o humor atrai mais visitantes, o que pode servir como estratégia editorial para atender a objetivos de negócio.
Confira então quais são as principais métricas a partir das quais você poderá ter os melhores insights ao publicar no Instagram.
Total de impressões
Pelo total de impressões, você fica sabendo quantas pessoas visualizaram um conteúdo.
Trata-se de um indicador importante de audiência, embora não deva ser tomado como parâmetro único para tomada de decisão.
Isso porque ele mostra números brutos, ou seja, o total de vezes que uma publicação foi exibida, não importa se para um mesmo usuário.
Logo, se uma mesma pessoa ver mil vezes o seu conteúdo, esse será o número de acessos que essa métrica vai registrar.
Como destaquei antes, ela serve para medir a audiência, mas não a procedência dela.
Para isso, o ideal é consultá-la cruzando dados com os outros indicadores que vou mostrar na sequência.
Impressões do feed
Feed nada mais é do que a lista vertical de conteúdos que se formam ao abrirmos o Instagram.
Assim, saber o que significa impressões no Instagram implica conhecer também esse formato de exibição.
Pode não significar muita coisa, mas essa métrica pode gerar insights importantes.
Ela indica que um certo conteúdo apareceu no feed de outras pessoas e páginas, o que indica que, no mínimo, uma certa quantidade de usuários foi impactada.
Quanto mais impressões do feed, mais contas os seus conteúdos estão alcançando.
Isso pode ter a ver com as preferências de cada um, mas também pode indicar que seu conteúdo é relevante para um número maior de usuários.
Impressões do explorar
Mais ou menos como faz o Search Console, do Google, o Instagram Insights também conta quantas pessoas viram um conteúdo em seu buscador nativo.
E o que pode aumentar as chances de um conteúdo aparecer como resultado de uma busca no Instagram?
De cara, eu não consigo pensar em um elemento que seja mais eficaz que as hashtags, aqueles termos que vêm precedidos do caracter # nas publicações.
Pois uma das funções delas é justamente indexar um conteúdo, de modo que os algoritmos do Instagram saibam que ele se relaciona com um determinado tópico ou assunto.
E se você quiser saber ainda mais, não deixe de conferir o post em que eu mostro como usar as hashtags no Instagram.
Impressões do perfil
Essa é a métrica que considero mais “quente”, por sinalizar um interesse maior por parte de quem acessa um conteúdo.
O número de impressões do perfil indica quantas pessoas acessaram uma publicação passando antes pelo perfil da página.
Isso significa que o conteúdo foi interessante a ponto de fazer com que um usuário queira saber ainda mais e “stalkear” sua página.
Portanto, preste muita atenção às alterações que esse indicador mostrar, porque dizem muita coisa.
Impressões de marcação de localização
Como vimos até aqui, as métricas do Instagram tomam como referência a via de acesso pela qual uma pessoa chega a um conteúdo.
Uma delas é a marcação de localização, ou seja, o local onde uma publicação foi marcada e que pode ser encontrada no topo da publicação, logo abaixo do nome do perfil.
Essa também é uma métrica fundamental, porque indica que a sua página foi vista por alguém que tem interesse não só no tipo de conteúdo, mas no local a ele relacionado.
Para negócios locais, trata-se de um indicador muito importante, considerando que pode ser mais um fator para atrair visitantes.
Impressões da hashtag
Ao indexar um conteúdo, as hashtags funcionam também como uma espécie de selo, sob o qual publicações marcadas com as mesmas hashtags são agrupadas.
Isso as torna também um tipo de pixel de rastreamento, usado pelo Instagram para detectar a origem dos acessos a uma publicação.
Essa é mais uma maneira de entender o que significa impressões no Instagram, um recurso que pode ser interpretado de diferentes formas, dependendo de como um conteúdo é acessado.
Nesse caso, as hashtags são fundamentais porque são uma forma mais fácil para o usuário encontrar conteúdos que tenham relação com os seus interesses.
Impressões de outras fontes
As publicações no Instagram não aparecem apenas internamente.
Dependendo do conteúdo e da sua relevância, ele pode aparecer como resultados em pesquisas feitas no Google, Bing e outros motores de busca.
Para essas e outras possíveis origens externas, os insights do Instagram contam como impressões de outras fontes.
Essa é uma métrica na qual vale a pena prestar atenção, principalmente se você tem um blog vinculado à página do Instagram.
Afinal, se sua publicação merecer destaque a ponto de aparecer nas primeiras páginas de motores de busca externos, é porque o tema do conteúdo não tem muitos concorrentes na internet.
Aproveite essa brecha e escreva um artigo contendo a principal palavra chave para o assunto, que você pode encontrar usando o Ubersuggest e complementar com o Answer the Public.
Como usar o Instagram Insights?
Se você quer saber como usar o Instagram Insights, é só seguir esses passos:
- Acesse seu perfil
- Toque no menu principal (três riscos)
- Toque em Informações.
Pronto, você já tem acesso às informações sobre publicações, histórias, promoções e seguidores.
É como ver estatísticas do Instagram sob medida para alavancar seu sucesso, que inspiram você a melhorar seus conteúdos e mirar nos alvos certos.
Agora sim, você pode conhecer cada uma das funcionalidades do Insights.
1. Atividade
A aba Atividade mostra quais foram as interações do público com a conta na última semana, além de exibir as atividades específicas dos seguidores.
As informações são expostas em duas categorias principais: interações e descobertas.
Veja quais são as métricas que você pode conferir nesta seção.
Visitas ao perfil
A métrica de Visitas ao perfil é exibida no campo de interações, junto aos cliques no site.
Por meio desse número, você descobre quantas pessoas se interessaram pelo seu negócio, mesmo que não sejam seguidores.
Assim, é possível avaliar se o público tem visitado seu perfil com frequência e como essa métrica tem evoluído ao longo do tempo.
Já o gráfico de barras informa quais dias da semana tiveram o maior número de interações, contando visitas, curtidas, cliques no link da bio e comentários.
Cliques no site
O único lugar onde você pode inserir um link para uma página externa é na sua bio, onde normalmente colocamos o site da empresa.
Logo, esses cliques no site se referem a esse endereço, que deve ser o mais importante para o seu negócio.
Por meio dessa métrica, você pode analisar qual o volume de tráfego que o Instagram está gerando para o seu site.
Vale a pena cruzar esses dados do Instagram com os dados coletados pelo Google Analytics, analisando não só o número de cliques, como também a qualidade desses cliques.
Alcance
O Alcance é uma métrica da categoria Descoberta, que revela quantas pessoas tiveram contato com o seu perfil e conteúdo nos últimos dias.
O número que você encontra aqui diz respeito ao número total de visitantes únicos que viram sua postagem.
É um ótimo parâmetro para avaliar qual o tamanho real do seu público, sem considerar visualizações repetidas da mesma pessoa.
Impressões
As Impressões também estão na parte de Descoberta e mostram o número total de vezes que suas postagens foram visualizadas.
Essas visualizações podem vir do feed dos usuários ou de qualquer outra pessoa que tenha utilizado a aba Explorar do Instagram.
Não é uma métrica tão precisa, pois não revela informações sobre a interação do público com o conteúdo e pode incluir qualquer visualização acidental ou fora de contexto.
2. Conteúdo
A seção de Conteúdo permite que você obtenha todas as informações sobre publicações, stories e promoções da conta comercial.
É o lugar certo para descobrir quais imagens, vídeos, histórias e anúncios estão funcionando melhor, além de analisar o desempenho de cada tipo de conteúdo.
Para analisar as métricas disponíveis, você só precisa selecionar as publicações desejadas e escolher o tipo de interação que quer medir.
Confira os dados acessíveis por tipo de conteúdo.
Publicações
Você pode analisar os dados de várias publicações de uma vez ou individualmente, de acordo com seu interesse.
Ao escolher os conteúdos, você terá as seguintes métricas:
- Número de curtidas e comentários da publicação
- Número de usuários ou contas que salvaram o post
- Número de ações que usuários realizaram no perfil, como clicar no link da bio ou seguir você.
Além disso, você terá acesso ao ranking de conteúdos com o melhor desempenho e poderá visualizar relatórios completos.
Stories
Na parte de Stories, você entenderá como está o desempenho das suas histórias a partir da página inicial ou de publicações individuais.
Algumas métricas disponíveis são impressões, seguidores, respostas e dados de navegação mais específicos, que veremos em detalhes adiante.
Promoções
A aba Promoções mostra todas as métricas relacionadas aos posts patrocinados pelo perfil.
Vale lembrar que aparecem apenas os patrocínios realizados pelo próprio aplicativo, pois os anúncios feitos através do Gerenciador de Negócios do Facebook continuam no lugar de sempre.
Aqui, você pode ver informações semelhantes às das publicações e stories, escolhendo entre interações, descobertas, impressões, custos e perfil do público.
3. Público
A terceira aba do Instagram Insights mostra todas as características sobre os seguidores do seu perfil.
São quatro opções: principais localizações, faixa etária, gênero e seguidores.
São informações básicas, mas suficientes para ajudar você a se comunicar melhor com seu público e melhorar a segmentação de anúncios no Instagram Ads.
Veja como avaliar cada um dos critérios.
Faixa etária
A faixa etária mostra a distribuição de idade dos seus seguidores, que podem ser filtrados por gênero.
O ideal é que as informações sejam compatíveis com os dados de outras redes sociais que você utiliza.
Senão, vale a pena investigar a diferença entre os conteúdos para descobrir a razão da incoerência.
Gênero
O gênero é representado por um gráfico de pizza que divide homens e mulheres.
Novamente, você precisa avaliar se o seu público-alvo é majoritariamente masculino ou feminino, e como suas postagens no Instagram estão influenciando esse critério.
Principais localizações
A seção principais localizações mostra as 5 principais cidades ou países onde estão seus seguidores.
É um dado que ajuda a elaborar estratégias locais e entender quais lugares são mais promissores para expandir seu negócio.
Seguidores
Por fim, a parte Seguidores mostra as horas do dia e dias da semana em que seus seguidores ficam mais ativos no Instagram.
É claro que você vai usar essa informação para escolher os melhores momentos para publicar seus conteúdos, quando todos estarão de olho no feed.
4. Analisar posts individualmente
O Instagram Insights também permite que você avalie conteúdos individualmente, para descobrir como foi o desempenho de cada publicação.
Para isso, basta tocar em qualquer post e selecionar a opção Ver informações, logo abaixo da foto ou vídeo.
Instantaneamente, você saberá quantas pessoas viram a publicação, quantas visitas chegaram ao seu perfil através dela e quantas pessoas salvaram o post.
Os números ficam ainda mais específicos, pois você consegue ver de onde vieram as pessoas alcançadas pelo post.
As opções de origem são a página inicial (feed), recurso Explorar, perfil, feed de localização, hashtag e outro (compartilhamentos via Direct Message, cliques na aba Seguindo, etc.).
Obviamente, esses dados serão valiosos para saber como as pessoas estão encontrando seu perfil e onde vale a pena investir.
5. Analisar promoções individualmente
Ao analisar uma promoção individualmente na aba Promoções, você terá acesso a dados de visitas, impressões, alcance e muito mais.
Nesse caso, o Instagram muda a métrica de interações para envolvimento e oferece dados demográficos da audiência, além de mostrar quanto foi gasto na campanha.
6. Analisar os stories individualmente
A análise individual do stories também traz várias métricas interessantes para você avaliar o desempenho das histórias.
Veja como usar cada uma delas.
Alcance
O alcance do stories é um pouco mais complexo do que o das outras publicações, pois há um equilíbrio específico desse tipo de postagem.
Por exemplo, é muito comum que o alcance seja prejudicado pelo excesso de histórias, que são identificadas como spam pelos usuários, ou mesmo pela falta de frequência de atualização.
Impressões
As impressões mostram o total de visualizações do seu stories, contando as visitas repetidas do mesmo usuário.
No caso do stories, pode ser um bom sinal que as pessoas estejam vendo o conteúdo mais de uma vez.
Destaque de localização e hashtag
Essa métrica informa quantas pessoas que não te seguem visualizaram uma história a partir do destaque de localização e hashtag.
Toda vez que você adiciona hashtags e stickers de localização, aumenta suas chances de aparecer como destaque de stories.
Toques para avançar
Esse número representa o número de toques que os usuários deram para avançar à sua próxima história.
Preste atenção: muitos toques significam que você fez vários posts desinteressantes, ou com informações insuficientes.
Toques para voltar
Os toques para voltar indicam quantas vezes as pessoas executaram esse comando no seu stories.
É melhor ter muitos toques para voltar do que para avançar, pois isso significa que as pessoas quiseram ver seu conteúdo novamente.
Saídas
É o número de pessoas que abandonaram o story antes de finalizar a visualização, ou que avançaram para o stories de outro perfil.
Preferencialmente, essa taxa deve ser sempre mais baixa que as outras.
Respostas
É a métrica que indica o número de respostas nas suas histórias.
Naturalmente, você quer que esse número esteja sempre alto e cresça cada vez mais.
Próxima história
É o número de toques que avançam para a história da próxima conta.
Para testar a eficiência das suas histórias, você pode produzir sequências de stories e testar quais assuntos geram mais engajamento e menos saídas.
No Instagram Insights, dá para ver quem visitou o perfil?
Diferentemente do LinkedIn, que mostra quem são as pessoas que visitam seu perfil (desde que não seja anonimamente), o Instagram não conta com esse recurso nativo.
Para isso, você vai precisar instalar um aplicativo que faça esse tipo de monitoramento, e ele deverá ter acesso à sua conta.
Um dos mais populares é o Reports+, disponível para usuários do sistema Android e também iOS, podendo ser baixado e instalado gratuitamente.
Em sua versão gratuita, você precisa assistir um vídeo de propaganda para ver descobrir um a um os 20 últimos visitantes do seu perfil.
Para usuários de iPhone, o Visitors Pro é uma das melhores opções.
Ele informa, além dos visitantes, quem são os seguidores mais ativos e até as publicações que eles curtiram.
Analisando algumas métricas importantes
O Instagram Insights traz muitas métricas interessantes, mas mais importante do que as métricas em si, é saber exatamente o que cada uma delas significa e como tirar melhor proveito delas.
O que significa impressões no Instagram?
A partir do conhecimento das diferentes métricas, fica mais fácil entender o que significa impressões no Instagram, certo?
Eu e minha equipe estamos sempre avaliando o que os insights mostram para cada uma delas pelo menos uma vez ao mês e, às vezes, semanalmente.
Quase sempre encontramos algo que sinaliza algum ponto de melhoria ou sugere um tipo de conteúdo que podemos explorar.
Por isso, minha recomendação é que você não deixe de utilizar as diferentes impressões no Instagram para balizar suas estratégias de conteúdo.
Você pode até usar para isso ferramentas adicionais de analytics, como MLabs, Iconosquare e Sprout Social, entre outras.
Alcance x Impressões
É verdade, esse conteúdo não estaria completo sem a definição de cada uma dessas métricas.
Impressões, como vimos, são todas as visualizações que uma página, story ou publicação recebe, não importa de quem seja.
Já o alcance se refere ao número de contas que viram o conteúdo, portanto, são usuários individuais.
A diferença entre impressões e alcance, portanto, indica quantas pessoas estão vendo uma mesma página ou conteúdo mais de uma vez.
Impressões no Instagram rendem dinheiro
Criadores de conteúdo podem ganhar dinheiro com as seguintes ferramentas de monetização:
- Selos: ativados no app em transmissões ao vivo
- Bônus: como no Reels Play, que explico a seguir
- Presentes: doações recebidas de usuários que visualizam os reels criados
- Afiliados: promoção de produtos específicos com direito a comissão pela venda
- Conteúdo de marca: o que depende de acordo direto com empresas de fora do Instagram.
O Reels Play é um programa de bônus do Instagram, mas apenas para convidados.
Ou seja, contas selecionadas pela própria rede social recebem uma notificação pop-up e um convite no painel profissional do aplicativo.
Os valores de bônus não são conhecidos, já que o Instagram vem fazendo testes nesse sentido, considerando o desempenho do reel, o número de reels produzidos e a produção de reels temáticos conforme solicitação.
5 – Campanha e conteúdos mais impactantes
As ferramentas de analytics são o principal termômetro pelo qual você pode avaliar se seus conteúdos estão gerando audiência e engajamento.
Sabendo o que funciona e o que não funciona, é possível criar publicações cada vez mais impactantes e, principalmente, que potencializem a geração de leads e conversões.
6 – Definir estratégias mais eficazes
O público que acessa redes sociais está sempre em busca de novidades.
Por isso, é normal que, depois de um certo tempo, um certo estilo de publicação tenha uma redução nas interações.
Os insights do Instagram servem para que, nesse momento, você possa definir novas estratégias de publicação, tendo em conta as preferências do público.
Claro que, para isso, você precisará de um certo esforço de análise, afinal, os melhores insights são aqueles que estão ocultos.
Uma dica que pode facilitar sua tarefa nessa hora é recorrer a um gestor de redes sociais ou uma consultoria.
Por onde começar a usar as impressões no Instagram
Eu sei que é muita informação para guardar, e até por isso, recomendo que você tenha muita calma para não se perder.
Comece apenas analisando as métricas, sem compromisso.
Aos poucos, você verá que esse hábito vai naturalmente fazendo com que os insights apareçam.
À medida em que você vai se familiarizando com as métricas, verá que ideias mais elaboradas vão começar a surgir.
Um bom ponto de partida para isso é cruzar periodicamente a quantidade de impressões e o alcance, para ter uma ideia de quantas pessoas estão sendo fidelizadas.
Nunca deixe também de ler e se informar, começando pelos artigos publicados aqui no blog!
Conclusão
Pronto, agora você já pode abrir seu Instagram Insights e descobrir a receita do sucesso para a sua conta
Os números não dizem nada sozinhos, mas você poderá interpretá-los e testar milhares de possibilidades, até chegar à melhor fórmula de conteúdo.
Devo lembrar que não existem resultados certos e errados, pois as métricas devem ser adaptadas ao seu contexto, objetivos e estratégia de marketing digital.
FONTE: neilpatel.com