Salesforce, Lexos, Zendesk, Bitrix24 e Zanthus estão entre os sistemas de venda para varejo mais utilizados na atualidade. Embora softwares locais ainda sejam muito utilizados, as plataformas online (fornecidas por computação em nuvem) estão dominando o mercado por suas enormes vantagens e melhor custo-benefício.
Não é preciso ser um empreendedor da área para saber que gerir as vendas no varejo não é uma tarefa fácil. Some isso a administração de mercadorias, estoque, transporte, precificação, tributação, emissão de documentos fiscais, pessoal, Marketing e muito mais.
Em sintonia com a transformação digital, os sistemas de venda surgiram para informatizar esses processos e simplificar a gestão, e, com o passar dos anos, ganharam cada vez mais recursos.
Hoje, a maioria dos CRMs e dos ERPs dispensam instalações demoradas e oferecem o que há de mais moderno em tecnologia, tudo via internet, por preços que cabem no bolso até de pequenas e médias empresas.
É por essa razão que fazem tanto sucesso, e também por isso que esse mercado nunca esteve tão aquecido. São tantos fornecedores disponíveis que escolher a melhor plataforma se torna um trabalho árduo para qualquer varejista. E é por isso que você está aqui.
Neste artigo, preparamos um conteúdo para ajudar na sua pesquisa. Comentamos um pouco sobre esses sistemas de venda no varejo e sua importância, destacando, em seguida, as principais soluções do mercado e suas aplicações.
É só seguir a leitura para conferir!
- Por que usar um sistema de vendas no varejo?
- Quais são os melhores sistemas de vendas para varejo?
- Como escolher os melhores sistemas de vendas para o meu negócio?
Por que usar um sistema de vendas no varejo?
Como dito, existem muitas demandas envolvidas na gestão do varejo e essa complexidade aumenta de acordo com o crescimento da empresa e a diversidade dos seus canais de atuação. Gerenciar uma loja física ou um e-commerce é um grande desafio, mas não maior do que gerir ambos, concorda?
Independentemente da organização e dos seus canais de venda, porém, os sistemas digitais são extremamente úteis por agregarem informações relevantes. Eles não apenas simplificam a administração, como permitem que o gestor tenha uma visão panorâmica do negócio e tome decisões com muito mais precisão.
Há também de se falar no controle que a informatização de tantos processos agrega. As plataformas permitem acompanhar de perto tudo o que acontece na empresa e identificar gargalos de maneira imediata, evitando perda de tempo e grandes prejuízos.
Também vale destacar a redução de custos garantida pela automação de processos somada à eficiência e robustez que essas tecnologias geram.
Quais são os melhores sistemas de vendas para varejo?
Nesta lista, apresentamos diferentes tipos de sistemas de venda para varejo e suas aplicações, entre CRMs, ferramentas de atendimento e sistemas de automação comercial. Confira a seguir!
1. Salesforce
A Salesforce é uma plataforma norte-americana pioneira no mercado de CRMs. É uma das grandes players do mercado global e sempre na frente na implementação de novas tecnologias.
Seu sistema é extremamente robusto e conta com aplicações tanto para desktop, quanto para smartphones, e tudo gerenciado por nuvem.
A plataforma tem um grande apelo à integração de equipes, facilitando a troca de informações entre diferentes setores da empresa. Outro ponto positivo é a interface do sistema, muito bem trabalhada e pensada para facilitar o uso, mesmo na análise de relatórios complexos.
A empresa também oferece recursos exclusivos para varejistas, como o Salesforce Shopper Success Platform que integra dados de clientes, com base em suas interações, para criar experiências de atendimento personalizadas e com maiores chances de conversão.
2. Lexos
O Lexos é um software de automação comercial que engloba várias atividades da rotina do varejo, como controle de estoque, gerenciamento de compras, frente de caixa e cadastro de clientes.
Uma das suas grandes vantagens é que ele é compatível com os principais sistemas de emissão fiscal.
Além do ERP para lojas físicas, a sua plataforma também oferece recursos para integrar a gestão de diferentes canais, como lojas físicas, marketplaces e e-commerces, tudo isso dentro do chamado Lexos Hub.
No quesito publicidade, o serviço também merece destaque. A ferramenta permite monitorar concorrentes e medir a performance de anúncios em diferentes canais por meio de relatórios inteligentes.
Além disso, conta com mecanismos para automatizar a expedição, permitindo que sua loja possa lidar com picos de vendas, sem precisar aumentar o pessoal.
3. Zendesk
O Zendesk é uma das ferramentas de atendimento ao cliente e CRM mais populares do mercado. É focada em criar experiências de atendimento multicanal de alta qualidade para empresas de todos os tipos e tamanhos.
A empresa oferece planos específicos para negócios de diferentes tamanhos e conta com uma interface dinâmica que facilita a integração e aumenta a produtividade da equipe.
A especialidade do Zendesk, porém, é facilitar a criação de um sistema de atendimento global no qual o cliente é capaz de entrar em contato em qualquer canal — chat, email, telefone, ticket, comunidade etc.
Tendo em vista que o atendimento é um ponto bastante delicado para quase todos os mercados, sobretudo o varejo, a plataforma adota uma solução especializada entregando o máximo de tecnologia e performance nessa área.
4. Asaas
O Asaas é uma das grandes estrelas do mercado de softwares de automação financeira, com serviços que contemplam todos os públicos, de pessoas físicas a grandes empresas. Desde 2021 atua como conta digital para pessoas jurídicas.
O objetivo da empresa é entregar uma solução completa de pagamentos, seja para vendas a vista, seja para vendas parceladas ou recorrentes. O sistema funciona de forma semelhante a outras contas de pagamento digitais, mas entrega recursos necessários para empresas com muitos clientes.
Se a sua empresa necessita de uma ferramenta única para gerenciar todas as cobranças, a Asaas tem as ferramentas que você precisa para fazer vendas usando todos os meios disponíveis: cartão, link, PIX, boleto etc.
5. Bitrix24
A Bitrix24 é uma plataforma de gestão com uma proposta diferente. A sua interface é baseada nas redes sociais para tornar a integração entre os colaboradores a mais dinâmica e natural possível. O serviço oferece as mais diversas ferramentas, de CRM a criador de sites.
Em relação ao seu sistema de vendas para varejo, ela entrega recursos para aquisição de leads e automação de marketing e vendas. Seu CRM também permite criar meios de atendimento por diversos canais e tudo é integrado às atividades e tarefas desenvolvidas na plataforma.
A proposta da Bitrix24 é oferecer um verdadeiro ecossistema de serviços comerciais dentro de um só ambiente. Entretanto, o que mais chama a atenção mesmo é o capricho do seu visual, que a torna muito amigável para iniciantes.
6. Zanthus
A Zanthus é uma empresa focada em varejo que promete entregar todo o necessário em tecnologia comercial para qualquer segmento: supermercados, farmácias, pet shops, vestuário, lanchonetes, lojas de eletrônicos, artigos esportivos etc.
É um dos sistemas de vendas de varejo mais completos e se adapta a diferentes tamanhos de empresa. Oferece soluções para gerenciamento de compras, controle de estoque, serviços fiscais, frente de caixa, CRM, contas a receber e a pagar, operações de venda e muito mais.
A ferramenta também oferece aplicativo para gerenciar funções no celular e opera todas as suas atividades na nuvem. Um ponto que merece destaque é que a empresa conta com orientações e recursos prontos para o lojista se adequar à LGPD, a lei de dados pessoais brasileira.
7. PipeDrive
O PipeDrive é um sistema de vendas do tipo CRM que foi inteiramente desenhado por profissionais de vendas. O resultado é uma plataforma que permite a melhor visualização possível do Funil de Vendas, além de recursos para gerenciar seu público da melhor forma dentro dele.
Para quem está acostumado com a gestão de leads no Marketing Digital, vai gostar da sua interface. A ferramenta organiza os contatos dos clientes de acordo com o seu estágio na jornada de compra, facilitando o gerenciamento de conteúdos e contatos.
O serviço atende muitas empresas de varejo, mas é mais indicado para marcas que trabalham com produtos de maior valor agregado e que exigem processos mais longos e complexos de relacionamento, nutrição e negociação.
Como escolher os melhores sistemas de vendas para o meu negócio?
Com tantas possibilidades de ferramentas e opções de fornecedores, não é fácil decidir qual ferramenta implementar. A primeira coisa a fazer, porém, é avaliar as necessidades do seu negócio, bem como seus objetivos para o futuro.
Existem plataformas generalistas e outras que atendem demandas específicas. Algumas focadas em determinadas categorias de empresas, outras que se ajustam ao porte do negócio e podem auxiliá-lo a crescer com a tecnologia.
Vale destacar que existem outros sistemas de venda para varejo de altíssima qualidade no mercado e que não couberam na nossa lista. Pesquise bastante, avalie a opinião de outras empresas sobre os serviços e teste sempre, quando for possível. Essas soluções são fundamentais para a evolução do seu negócio.
FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/